domingo, 13 de fevereiro de 2011

Edinburgh

Após passagem comprada, a primeira coisa a fazer é montar o roteiro. Como sempre dou uma olhada no site que já falei em outras postagens:



 Após roteiro na mão, preparar a mala!!! Dessa vez já comprei uma mala pequena, daquelas de rodinha, para ter nao erro ao viajar com Ryanair. Preparei tudo bonitinho e até pesei ela, pois o peso maximo é de 10 kg. Mas quando pesei deu 7 kg, então tranquilo!

Sai de casa umas 4:50 AM, num domingo de setembro/2010, pensando em caminhar até a O`Connell St, que é a principal rua da cidade, para pegar um taxi. Mas ainda aqui na porta de casa encontrei meu flatmate chegando da balada e fiz ele chemar um taxi pra mim. Até porque estava chovendo tambem, e eu com a minha chapinha básica. Tbm estava com um guarda-chuva daquele de "1,99" que metade dele já não abria direito, então ainda bem que encontrei meu amigo e ele achou um taxi pra mim. Ja deixei aquela porcaria de guarda-chuva ali mesmo no lixo.


La fui eu "batendo altos papo" com o taxista até o aeroporto. Chegando la paguei ele, e fiquei meio atrapalhada colocando a carteira na bolsa, fechando, puxando a mala e tinha que sair correndo e cuidar pra ver se nao vinha carro e bater a porta do taxista, e ainda nao pegar chuva... aqui to dando uma desculpa pelo meu fora que vou contar. O taxista me deu um cartao dele pra quando eu precisar. Eu agradeci e queria dizer que da próxima vez eu ligava pra ele. Detalhe que invés de dizer "next time I call you" eu disse "next time I kill you", mas na mesma hora já me toquei e disse "ops.. call" rsrsrs. Passei um tempinho ainda depois disso rindo sozinha da minha cara, mas enfim. Fui la, fiz o check in e fui pra sala de embarque.


Nessa entrada da sala de embarque que tem aquelas esteiras para passar a mala, e ali mesmo já temos que deixar fora dela todos os líquidos para eles verem se tem mesmo no máximo 100 ml. Eu já estava "meio" preparada pra isso, e tirei da minha mala uma super necessair que tinha comprado especificamente pra a viagem, pois ela era transparente, ou seja, perfeita pra isso né, só tira a necessair, por na gavetinha deles, e depeois enfia de novo na mala. Masssss... como sempre, lá veio a "mulherzinha" dizendo que eu tinha que colocar em outro saquinho transparente. Eu não me acreditava, achando que tinha ido preparada desta vez, mas ela disse que era grande demais =(. Acho que tem limite de coisas pra levar ainda. Bom, lá fui eu atrasar toda a fila. tirando todas as coisas da esteira para ir atras do tal saquinho. No Aeroporto de Edinburgh pelo menos eles dão o tal saco, aqui em Dublin, tem que comprar. Mas, comprei o tal saquinho, coloquei meus líquidos lá (shampoo, creme, perfume, desodorante, creme para as maos, remedio pra tosse). A pasta de dente nao coube, entao deixei na mala mesmo esperando nao dar problema. Dai claro, nao passei na mesma esteira, fui la pra outra fila e pronto.. passei tranquila.. ufaaa...


Nisso eu ja estava quase em cima da hora entao fui correndo para o meu portao de embarque, nem pude dar uma paradinha no free shop, mas tbm nem tinha mais espaco pra nada. La no portao o pessoal ja estava comecando a fazer fila pra entrar. Como na Ryanair é chegar e sentar e nao tem numero, entao quem entra primeiro escolhe melhor onde senta, por isso a fila. Ainda na fila encontrei uma brasileira que tinha conhecido no final de semana passado no aniversario de um amigo. Ela veio falar cmg e disse que tava com mais amigos indo pra Edinburgh tbm mas pra passar só um dia. E combinamos de nos encontrar lá. Bom, ainda na fila... Como da outra vez eu tinha ido com uma bolsa grande e a mulher fez eu enfiar a bolsa dentro da minha mochila, que ja nao tinha mais espaco, dessa vez levei uma bolsa bem pequena, só para os documentos msm, mas nao sei andar sem bolsa. Dai na fila fiquei pensando se colocava a bolsa dentro da mala para nao me incomodar... Eu tava com uma jaqueta na mao, entao resolvi vestir a jaqueta por cima da bolsa. Imaginem a cena neh.. la na fila primeiro fiz isso.. dai passei a mão atras e ficava uma ponta nas minhas costas por causa da bolsa... dai pensei melhor, iria ser pior se eles vissem eu tentar esconder a bolsa neh.. entao tirei a jaqueta de novo e só fiquei com ela pendurada no mesmo braco da bolsa, meio que disfarcando ela. Enfim, chegou na hora de entrar e o cara nem olhou pra isso... mas eu fiquei cuidando pq do outro lado tinha uma mulher e se ela visse, era bem capaz de falar algo.



Lá fui eu para o avião. Uma chuva do cão, eu sem sombrinha, então colquei meu lenço na cabeca, mas nao ajudou muito, e ai comecou o fim da minha chapinha. O voo foi super tranquilo, em 1 hora estava pousando em Edinburgh. De lá até o centro fui com os brasileiros.


Primeira parada para o café de manha bem básica no Mac Donalds.
Depois do café da manha eu tinha q ir para o hostel e os brasuca foram para outro lado.
Estava chovendo bastante lá também, domingo de manha, todas as lojas fechadas, eu sem guarda-chuva. Uma hora deu uma parada então resolvi ir achar meu hostel. No meio do caminho volta aquela chuva com tudo e eu não tinha pra onde correr. Meu, que raiva!! Só coloquei meu lenço na cabeça e fui. Eu tinha cortado minha franja no mesmo find, e depois de uma chapinha, pegar chuva na franja, já era!! A partir daí, eu já nem queria mais tirar fotos.


Ahhhh.. Edinburgh é cheio de ladeiras... primeiro eu subi uma e depois para ir para o meu hostel tinha que descer altas escadarias. Como eu já estava "p da vida" com a chuva, nem fiz questão de pegar a mala na mão e só fui arrastando ela escadaria à baixo. Imaginem eu decendo puxando a minha mala.. só se ouvia os "plow plow". Não sei como, mas a minha mala ta inteira até hj.. ufaaa!


Bom.. chegando no Hostel eu soube que só podia entrar as 15 horas e eram 8 da manha. Mas pude deixar a minha mala la, pelo menos... fui no banheiro, em arrumei e sai para caminhar.


O centro da cidade é super pequeno, da para fazer os pontos turisticos tudo a pé. Tem duas ruas principais: A Royal Mile que tem desde o Castelo de Edinburgh, um monte de lojas para turistas, com todos aqueles cacarecos da cidade, tem a principal Catedral de Edinburgh, tem mais umas coisas lá, e no final da rua tem o Parlamento e um Palácio que é a casa da Rainha Elizabeth em Edinburgh. O meu Hostel ficava atras do Castelo de Edinburgh. Entao comecei caminhar por la.. e fui até o final, que da uns 2 km, no tal Palácio. Do lado do Palácio tinha altos morro, que acho que tem um mirante la e tal... mas com chuva, nao me empolguei a subir. Dai voltei e fui para a outra rua principal que é a Princess St. De lá começa a parte nova da city. Tem varias lojas de departamento, etc... Dai lá ja passei em um ponto de informacão turistica e comprei um tour para ir no dia seguinte no Lago Ness e outros lugares. Depois passei no Mac de novo, almocei, andei mais um pouco e resolvi voltar para o hostel. Nem olhei no relógio, mas chegando lá o cara me falou que ainda eram 14 horas.Como eu não aguentava mais andar, sentei no sofá sa recepção, fechei os olhos para dar uma descansadinha, e quando acordei já era 15:45h. Acho que dormi um pouquinho rsrs.





Bom, então fui tomar um banho e dei mais uma descansadinha básica. Quando era umas 8 da noite fui pra rua de novo, andei mais um pouco e combinei de encontrar os brasileiros num Pub. Primeiro eles me dizsseram que estavam num PUB com musica latina (ngm merece), mas fui lá encontra-los. Como não tinha muita gente saimos para achar outro Pub. Entramos no primeiro que vimos e era um mexicano. Acabamos ficando por la mesmo.
Voltei para o hostel já era 2 e meia da manha, sendo que eu tinha que acordar cedo pra ir p tour. Tinha que estar em frente a agência às 7:45. Coloquei o celular pra despertar, mas quando acordei era 8 horas. Nossa, acabei perdendo o tour por besteira. Lá se foram 30 pounds no lixo. Quando acordei e vi a hora saiu um “puta merda”, e, acabei voltando a dormir. E dormi hein... acordei meio dia rsrsr. Foi um sono muito bom. Alias, tinha sido minha primeira noite bem dormida depois de dias pois eu estava com uma tosse terrível, e aquela foi a primeira noite sem tosse. Mas dormi até com uma bala na boca pra aliviar a garganta, pois estava com medo de ficar tossindo a noite toda, e eu iria morrer de vergonha. Lembrando que eu estava no hostel dividindo quarto. Mas até que na primeira noite no meu quarto só tinha mais um casal de franceses. Entao, quando acordei, fui tomar banho e me preparar pra sair. Enquanto eu ainda estava no quarto, veio o francês no quarto e pediu desculpa pelo barulho de manhã. Acho que ele ouviu meu xingamento e achou q era por causa do barulho deles, que vergonha, mas daí eu expliquei pra ele que perdi meu tour e fiquei brava por não ter acordado cedo, mas ele me deu um ok daquele que tu sente que ele não entendeu nada do que eu falei e saiu rsrsrs.



A solução foi então caminhar mais e conhecer a city. Primeiro eu queria ir nas agências para achar um outro tour para o outro dia e aproveitar um pouco. No caminho não consegui não parar naaquelas lojas de bugigangas e lembrancinhas da cidade. Engraçado que quando a gente se apaixona pela cidade da vontade de comprar esses cacarecos tudo. Enfim., depois passei na agência onde eu tinha comprado meu tour pra ver os tours que tinha para o outro dia e se tinha vaga, mas, só para saber mesmo, pois não ia me atrever a pagar de novo, já não basta que passei o dia querendo "me matar" pelos 30 pounds no lixo, ngm merece!!!! Tinha um tour que passava, além de outros lugares, em Glasgow, que a maior cidade da Escócia, mas ele já estava quase cheio e no outro dia acabou não dando pra pegar. Mas fui em outra agência e tinha visto um que tinha bastante lugares, que foi o que eu fui. Depois fui andar mais pelo lado novo da cidade.. andei, andei e andei mais, daí de um morrinho avistei água e queria chegar lá... fui andando até me sentir totalmente perdida rsrsr.. segui mais um pouco e vi um guardinha então achei melhor perguntar pra ele. Perguntei se seguindo onde eu estava indo depois tinha como eu ir pra rua principal da cidade, daí ele disse que não, que eu teria q voltar.. já me deu até um negocio pois eu tinha andado demais, quase uma hora acho... daí perguntei onde eu chegaria por onde estava indo e ele me disse que na água, mas perguntei quanto tempo, e me disse que andando dava uns 30 ou 40 minutos. Sem chance!!!! Resolvi voltar... andei mais um monte e perguntei para uma velhinha na rua pela rua principal. Ela me disse o caminho e disse que era melhor eu pegar o bus. Aquilo me animou tanto!!!!! Mas enfim, resolvi ir a pé mesmo. Mas não demorou muito até que virei numa rua e lá bem longe vi um monumento que não me era estranho... ufaaa... tava no caminho de volta. 




Nisso eu estava faminta, morrendo de vontade de comer comida de verdade, pois não ageuntava mais comer besteira. Passei por uns restaurante italianos e me bateu altas vontade de comer uma macarronada, mas todos os restaurantes italianos que eu passava tinha aquele clima romântico, casal, vinhos, eu não ia entrar sozinha neh rsrsrs. Quando cheguei na rua do meu hostel achei um que era meio cafeteria meio cantina, mas não tinha aquele clima dos outros. Na hora que entrei o garçom já me pergunta de cara: "Mesa para um??" Acabou cmg!! Mas sentei e pedi uma macarronada carbonara básica. Nossa, não sei se era a fome, mas foi a melhor que já comi. Isso era umas 6 da tarde. Voltei para o hostel, tomei um banho, dei uma descansadinha, pois minhas pernas estavam mortas... e já fui me preparar pra sair a noite e tirar umas fotos a noite. Sai, caminhei nas mesmas ruas principais de novo, não consegui tirar muita foto pois elas saiam ruins. Na volta passei no Mac pra tomar um coffe com uma tortinha de maca! Como estava cedo entrei um pouco na net no hostel mesmo, mas como era carissimo a net, fiquei soh meia horinha.

Fui então tentar dormir cedo pra acordar cedo no outro dia. Eu cheguei no quarto já tinha mais um cara dormindo na minha cama do lado. Passou uma meia hora chegou mais dois, passou mais um tempo chegou mais um. Por mais q eles cuidassem pra não fazer barulho, não tem como não acordar! Me enrolei um pouco pra dormir, mas logo capotei.

No outro dia acordei as 6 da manhã, puxei minha mala e minhas coisas fora da mala tudo pra fora do quarto pra arrumar lá e não precisar fazer barulho. Tomei um banho, me arrumei e sai do hostel. Já levei minha mala junto pois tinha q sair do hostel até as 10 da manhã e como eu ia fazer o tour já tinha q sair. Entao fui pra agencia e deu tempo de comprar o tour. Foi bem legal, primeiro que finalmente fiz novas amizades.. Tinha umas 10 pessoas, mas fiz amizade com dois mauricios e duas canadenses A nossa guia era muito engraçada, então foi bem divertido. Os lugares não foram lá grandes coisa mas foi bom. Passamos por uns lugares bonitos entre lagos e montanhas, e por último fomos numa destilaria de Whiskey... afff chegou na destilaria a minha máquina acabou a bateria, bem na hora da experimentação do whiskey.. mas uma guria me emprestou a bateria dela pra eu bater essa ultima foto e depois os mauricios tbm tiraram umas fotos minhas com a maquina deles e ficaram de me passar. Ahhhh na destilaria me deram dois copos com dose de whiskey, dois diferentes é claro, mas nossa, era muito forte, não consegui tomar a dose inteira.

Na volta parei no centro da cidade e fui num shopping pra ir no banheiro “me arrumar” pra ir p aeroporto.
Meu voo foi super tranquilo de volta =)


SOBRE O HOSTEL: Em Edinburgh fiquei no melhor hostel que já fiquei até hoje e foi o mais barato ainda. Com certeza recomendo. Aí vai o site: http://www.artrochhostel.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário